5 de jan. de 2008

Tive uma crise(s), e agora nao consigo parar de pensar quando terei outra.

Isso eh normal, talvez por causa do grau de sofrimento que cada ataque causa, ou por causa dos elementos quimicos que estao no sangue, fazendo com que tenhamos um raciocinio um tanto quanto obssessivo. Este pensamento repetitivo atrapalha a sua concentracao e te deixa num permanente estado de medo, fazendo com que voce tenha a impressao que o ataque esta perto a todo momento.

Para resolver isso, 2 passos sao necessarios:

1) Nao ter medo de um ataque de panico.

Para isso, voce tem que ter ferramentas para resolver o ataque quando ele acontecer, como tecnicas de respiracao, contar ate 100 (meu psicologo sugeriu contar de 3 em 3 numeros, para forcar sua concentracao), ou cantar uma musica que voce goste (nao precisa ser em voz alta). Depois disso, sempre que voce pensar na proxima crise, repita para si mesmo “Nao tem importancia quando sera a proxima crise, eu posso ter dezenas por dia, pois agora sei o que fazer”. Isso nao fara com que nao ocorra um ataque, mas cada um deles sera cada vez mais fraco e passara mais rapido com o passar dos dias. Com o tempo, voce vai sentir o panico se aproximar, mas a calma por saber que voce vai saber o que fazer fara com que o ataque nem chegue a acontecer.

Me lembro que com o passar dos dias os ataques foram ficando mais fracos, apesar da evolucao ser bem lenta. Depois comecei a resolver as crises cada vez mais rapidamente, muitas vezes dentro do onibus, ou andando na rua, ou ate mesmo durante reunioes, assistindo filmes... Quem estava do meu lado nem imaginava o que eu estava passando ali, pois os sintomas eram cada vez mais fracos e nao eram aparentes mais.

Infelizmente a melhora demora para ocorrer (se voce pensar no assunto depois de uns meses, vai pensar que melhorou bastante rapido ate, mas para quem esta passando mal, os dias parecem eternidade). Eu deitava na minha cama no final do dia e me sentia emocionalmente cansado de ter que lutar o dia inteiro, mas o dia inteiro mesmo, e me perguntava se isso duraria para sempre, e ate quando eu aguentaria. Mas a melhora ocorre, especialmente se acompanhado de terapia. Talvez a demora aconteca porque leva um tempo para que as substancias quimicas do stress saiam do seu sangue, entao nao tem magica, o jeito eh aguentar, mesmo que pareca que nao vai passar nunca. Vai chegar um tempo que a sindrome do panico vai parecer algo distante e ate irreal, da mesma forma que nos lembramos dos nossos eventos da infancia.

2) Ignore seus sentimentos e os sintomas

Esta pode ser a parte mais dificil, mas voce deve ignorar seus sentimentos e as reacoes do seu corpo. Pode parecer estranho, mas seu emocional esta “quebrado”, e deve ser ignorado ate que volte a funcionar direito. A partir de agora, voce eh um ser humano operando soh com a mente, a mente eh a unica parte em que voce pode confiar. Voce vai sentir medo de sair, vai sentir palpitacoes soh de pensar nisso, mas se voce achar que realmente precisa sair, entao va. Eu sei como eh dificil comprar pao com meu corpo tremendo, quase entrando em panico, com vontade de gritar, sentindo as veias pulsando no rosto. Utilize a tecnica acima se preciso, mas nao deixe de viver sua vida, se voce fizer isso, vai se isolar cada vez mais, sua mente vai ter menos coisas para se entreter, e ai vai ficar livre para se concentrar no nao deve: nos sintomas.

Se voce ja esta isolado, tente voltar a viver sua vida gradualmente. Eu sei que voce estava esperando os ataques de panico passarem para voltar a ter sua vida, mas isso nao vai acontecer. O que contrario acontece: volte a viver sua vida, e os ataques de panico vao passando gradualmente.

E o mais importante, procure um psicologo. Voce se sentira desanimado por causa dos ataques de panico, e sem vontade de pensar em outras coisas. Mas como ja disse, suas emocoes nao estao funcionando, e portanto devem ser ignoradas completamente. Marque uma consulta e va, mesmo que esteja passando mal ou nao estiver com vontade. Neste momento, a sua mente eh tudo o que voce tem. Uma vez que o seu problema estiver resolvido, o equilibrio quimico do seu corpo sera restaurado e suas emocoes voltarao ao normal, mas ate lah, elas devem ser ignoradas.

Google