5 de jan. de 2008

E para curar?

Por nao ser uma doenca, nao podemos utilizar a palavra cura, da mesma forma que eh estranho falar “eu curei minha perna quebrada”. A sindrome do panico eh simplesmente um problema(s) no seu estilo de vida, que precisa ser ajustado. O processo para solucionar tal problema de uma vez por todas foge do escopo deste texto, e entra no escopo do trabalho do psicologo, mas no geral posso dizer que consiste em encontrar as fontes de stress, e encontrar modos de lidar melhor com eles.

O lado ruim eh que, diferentemente de uma doenca, o profissional nao vai resolver seu problema sozinho e voce soh precisa relaxar, a sindrome do panico tera que ser resolvida por voce, mudando alguns aspectos da sua vida. O lado bom eh que nao deixa nenhuma sequela, e pode ser resolvido para todo o sempre, sem recaidas.

Algumas pessoas ou websites dizem que a sindrome do panico nao pode ser solucionada, mas sim controlada ou amenizada. Este eh um dos exemplos de textos que eu preferia nao ter lido... Isso nao soh nao eh verdade, como assusta quem sofre deste mal, pois tudo o que esta pessoa quer eh acreditar que vai conseguir se livrar disso para sempre.

Repito que pela minha experiencia pessoal e pelas afirmacoes do meu psicologo, sei que eh possivel se livrar disso para todo o sempre. No futuro, voces brigarao com sua namorada (seu namorado), descobrirao que foram traidos, serao demitidos, seus parentes morrerao, enfim, todo tipo de situacao desagradavel acontecera. Mas isso nao fara com que a sindrome do panico volte, voces podem ate ficar desanimados, tristes, chorar, ... mas a sindrome do panico vai desaparecer para sempre.

Bem me lembro que as vezes me dava vontade de desistir, de ceder e deixar o panico tomar conta. Pensava que eu nunca tinha sequer imaginado que era possivel sofrer tanto, e me perguntava porque justamente eu estava passando por aquilo. Eu que nunca fui um santo, mas com certeza sempre fui uma boa pessoa. Continue lutando, pois existe um fim. Continue lutando, ate porque voce nao tem nada melhor para fazer, o que poderia ser mais importante que recuperar sua qualidade e a normalidade da sua vida?

Hoje eu me lembro da sindrome do panico uma vez a cada varias semanas, nao porque eu tenha algo de novo, mas como mera curiosidade do que me aconteceu no passado. As vezes eu ainda sinto alguns daqueles sinais de stress, mas por ter aprendido a reconhece-los, ja posso lidar com eles de modo que eu nao tenha um ataque de panico no futuro.

Google