5 de jan. de 2008

Ponto filosofico.

O que eu vou falar agora pode ser um tanto quanto controverso, mas eu pessoalmente acho que a coisa mais complexa, mais fantastica e mais fascinante que o ser humano ja fez foi aprender a falar. Nao sei se voce ja parou para pensar nisso. Imagine dois homens da caverna, que soh usam suas cordas vocais para assustar outros animais, de repente decidem criar um som comum para expressar “melancia”, de modo que quando um soltar tal som, o outro vai imaginar uma melancia tambem. Isso eh tao abstrato, afinal uma melancia nao tem nada a ver com som algum. E depois disso, criar dezenas de milhares de sons, cada um para expressar um objeto ou um detalhe, e todos terem que decorar todas estas palavras (e pensar que eu tenho dificildade de decorar os nomes dos onze jogadores da selecao brasileira). E isso tudo para um ser tao simples quanto um homem das cavernas. Agora imagine frases como “Acabei de ver tres bois passando, e um deles parecia machucado”. Isso eh tao incrivelmente complexo, uma combinacao de regras para expressar passado, quantidade, tempo, detalhes...

Mas o fato com o qual eu realmente nao me conformo eh que milhoes de seres humanos tenham desenvolvido suas cordas vocais pre-historicas para produzir os mesmos sons, aprendido as mesmas regras abstratas e complexas, e uma quantidade monstruosa de palavras para se comunicar um com o outro. Pense bem, ate a pessoa mais burra que voce conhece aprendeu a falar. Ate as que tem problemas mentais conseguem aprender, mesmo tomando um pouco mais de tempo para isso.

Porque eu estou falando isso? Porque quero que voce veja o que eu vejo. O ser humano eh uma criatura incrivelmente inteligente, capaz de coisas fantasticas, contanto que ele nao duvide de suas capacidades.

Voce sabia que durante a escravidao os senhores de engenhos achavam que os negros nao seriam capazes de ler e escrever (que eh ainda mais complexo que falar), e em outros tempos a mesma duvida ja pairou sobre as mulheres? E imagino que tenha sido dificil para escravos e mulheres aprenderem tais habilidades, nao porque eles sejam menos privilegiados, mas porque tamanha pressao social deve ter afetado sua auto-confianca em aprender. Hoje em dia soa ridiculo imaginar que um grupo de seres humanos nao possa aprender a ler e escrever, nos perguntamos como alguem pode acreditar em algo tao idiota. Mas acho que este tipo de coisa ainda existe, porem aplicado em outros lugares, como idosos nao serem capazes de aprender informatica, ou os homens nao entenderem as mulheres.

Aonde quero chegar eh que todo ser humano eh capaz de fazer coisas fantasticas, enquanto nao tiver duvidas que pode faze-las. Se voce aprendeu a falar, uma habilidade tao complexa, inteligente e que exigiu tanto esforco; superar a sindrome do panico nao eh nada, literalmente nada.

Quando estava passando mal, pensava que se eu vencesse a sindrome do panico seria o maior orgulho da minha vida. Mas agora eu mudei de ideia, quando eu morrer e no outro lado me perguntarem qual foi minha maior conquista, falarei que foi aprender a falar.

Google