5 de jan. de 2008

Como funciona a sindrome do panico?

De uma forma generica, voce esteve sob stress durante um longo periodo de tempo (geralmente meses ou anos), e o stress, como qualquer outra emocao, descarregou hormonios no seu sangue. Com o tempo, seu corpo comeca a nao suportar aqueles hormonios nocivos sendo despejados, e comeca a apresentar reacoes, te alertando que este eh um assunto que voce deve cuidar. Voce ignora tais sinais, e os sintomas ficam mais fortes, ate caracterizar um ataque de panico. Por isso citei acima que os sintomas sao normais, eh que a sindrome do panico nao eh uma doenca. Lembre-se sempre disso: seu corpo esta funcionando com perfeicao.

Tambem eh importante falar sobre outra coisa que acontece com quem tem sindrome do panico: o circulo vicioso. Uma vez que o primeiro ataque de panico acontece, o que eh obviamente uma experiencia muito desagradavel, a pessoa nao soh acumula todo o stress anterior, mas tambem a tensao de que outro ataque de panico pode acontecer a qualquer momento. Isso piora ainda mais a situacao, e coloca a pessoa num estado pre-panico o tempo todo, prejudicando a qualidade de vida gritantemente. A falta de contato social devido a esta situacao mais tarde piora ainda mais o circulo vicioso.

Neste ponto entra a ajuda profissional, um psicologo pode descobrir as causa do stress e ajudar resolver os problemas que comecaram a sindrome do panico. Se os sintomas estiverem fortes, o psicologo pode te indicar para um psiquiatra que vai lhe passer medicamentos que vao te ajudar a se acalmar, possibilitando o trabalho de resolver as causas do stress (porque por lei o psicologo nao pode passar receitas). Se medicamentos serao ou nao necessarios eh um julgamento do psicologo e seu. Como citei acima, nao tenho experiencia na area de saude, mas posso contar que eu nao utilizei nenhum medicamento e consegui resolver este problema de maneira eficiente, entao considere esta opcao na hora que estiver conversando com seu psicologo.

Retomando a metafora da perna quebrada, as dores na regiao sao perfeitamente normais, no entanto, um medico vai te dar medicamentos para conter esta dor e voce conseguir conduzir o seu dia-a-dia em paz. Quero enfatizar que o remedio contra dor nao tem absolutamente nada a ver com a correcao do osso da sua perna. Mantenha isso em mente.

A sindrome do panico eh semelhante, voce pode receber um medicamento para amenizar os sintomas, mas REMEDIOS NAO VAO TE CURAR. Da mesma forma que mesmo tomando remedio contra dor, um medico tem que colocar seu osso no lugar, se voce tomar algum remedio para se acalmar, voce ainda precisa ir no psicologo para resolver seus problemas. Isso eh muito importante, pois muitas vezes as pessoas tomam os remedios e acham que isso eh tudo. Isso resolveria se fosse uma doenca, mas como disse, nao estamos falando de uma doenca.

Google