5 de jan. de 2008

Quais sao os sintomas?

Os sintomas físicos mais comuns são taquicardia, sudorese, sensação de falta de ar (não se preocupe porque ninguém jamais morreu sufocado por causa de Pânico), tremor, fraqueza nas pernas, ondas de frio ou de calor, tontura, sensação de que o ambiente está estranho, que a pessoa "não está lá" (isso se chama desrealização e não tem nada a ver com loucura, não se preocupe), de que vai desmaiar, de que vai ter um infarto, de uma pressão na cabeça, de que vai "ficar louco", de que vai engasgar com alimentos, assim como crises noturnas de acordar sobressaltado com o coração disparando e com sudorese intensa. Os sintomas variam bastante de pessoa para pessoa, na duvida procure um medico somente para ter certeza que voce nao tem nenhum problema realmente fisico. Mas a principal caracteristica da sindrome do panico eh o medo intenso de morrer ou enlouquecer.

Eh importante ressaltar que estes sintomas acontecem em sua maioria em momentos de relaxamento, e nao em momentos de stress. Por exemplo, se voce tiver uma discussao com um amigo, eh provavel que voce nao sinta nada na hora, ou sinta algo mas muito fraco. Porem, durante o banho, ou quando voce estiver assistindo TV ou se preparando para dormir, a crise de panico vai comecar. Isso acontece porque o corpo e a mente humana sao extremamente bem planejados, visualize a seguinte situacao, voce esta na selva, e de repente se depara com um lobo, ele te morde. Voce sente dor? Nao! Nenhuma ou quase nada. O seu corpo sabe que voce precisa da sua atencao, e nao vai te incomodar neste momento. Depois que voce se livrar do lobo, muitas horas depois voce vai comecar a sentir dor, pois seu corpo sabe que agora voce pode dar atencao aos seus ferimentos.

A mente eh muito parecida, geralmente nao vai te atormentar no momento de stress, mas quando voce relaxar, sua mente vai pensar: agora pode!

Google