Estou postando depois de 5 anos de criar o blog, só para dar notícias e atualizar os leitores...
Para começar, eu gostaria de dizer que eu leio todos os comentários postados, e estou bastante feliz com o pessoal fazendo contato entre si e comentando como estão indo, pequenos truques que usam, compartilhando experiências, etc. É bom ver um senso de comunidado num momento em que nos sentimos tão isolados.
Espero que você veja que não está sozinho. Toda experiência que você como ser humano em que você se sente único e "esquisito", é provavelmente uma experiência que uma boa parte da humanidade sente também, mas não comenta com ninguém.
Sobre mim, estou feliz por informar que não tive NENHUM ataque de pânico desde então.
E este período inclui um dos piores momentos da minha vida... Lembro que quando escrevi os posts inicialmente, falei que você não teria pânico nem quando alguém próximo falecesse; na hora eu senti um frio na espinha pois imaginei isso acontecendo comigo, e não queria pensar no assunto.
Mês passado isso realmente ocorreu, minha mãe faleceu de repente. Eu senti todos os sentimentos que se espera: tristeza, medo, arrependimento, frustração... Mas em nenhum momento senti ansiedade ou começo de um ataque de pânico.
Mas não quero focar em negatividade: no geral minha vida está indo muito bem, me mudei pro exterior e me estabilizei aqui, tenho um emprego bom, muitos amigos e várias atividades sociais.
Hoje já me senti mais confortável contando pras pessoas que tive ataque de pânico, para mim é como se fosse uma vida passada ou um filme. Já não é tão pessoal. Todos ficam surpresos ao saber, pois hoje não tenho nenhum sinal de ansiedade.
Em retrospectiva, eu quero ressaltar que não lutar contra a síndrome do pânico é uma das chaves. Elimine termos como "vencer" ou "derrotar" do seu vocabulário. Simplesmente aceite cada ataque como algo natural, mesmo sendo extremamente desconfortável. Isso vai ajudar a quebrar o círculo vicioso aonde você está preso.
Além disso, exercite coragem: o contrário de ansiedade não é calma. Acredito que o sentimento de ansiedade que causa os ataques de pânico é criado pelo mente se sentindo sem controle da sua vida. Não é a toa que você entra em pânico.
Exercitar coragem vai destruir a essência da ansiedade. Pense em como você gostaria de viver, e tome medidas (que na maioria necessitam coragem) para tornar isso realidade. Se você falhar, não tem tanto problema pois pelo menos sua mente saberá que você tem o poder de mudar as coisas. Talvez demore algumas tentativas para atingir seu objetivo, mas mais dia ou menos dias você chegará lá.
Estudos mostram que vítimas de violência que lutaram contra seu agressor ficam bem menos traumatizados no longo prazo dos que se renderam. Acho que neste caso é parecido... A mente não pode se sentir sem controle.
Então faça uma lista de 2 atos de coragem que você quer completar em 7 dias, nada muito extremo pra começar, mas também não pode ser insignificante, senão não é coragem. Veja o quão melhor você se sentirá.
Poste um comentário sobre como foi, e também participe da enquete na esquerda.
Muita gente tem pedido uma indicação de psicólogo(a), então aqui vai a minha: http://silviaaguilar.com.br/
Sobre outras perguntas que tenho recebi do via comentários, infelizmente eu não tenho tempo pra responder para cada um... Eu recomendo que caso você queira mandar algo que precise de uma resposta, que você poste numa comunidade sobre Sindrome do Pânico no Facebook ou Orkut. Lá bastante gente vai responder e dar dicas...
Por fim, eu quero agradeçer a todos os bondosos comentários. É sempre um prazer lê-los.
22 de mar. de 2013
Assinar:
Postagens (Atom)